0

Moda Oriental

Kimon


O Kimono (Ki - vestir e Mono - coisa ou objeto) é a roupa tradicional do Japão e significa “algo que alguém veste”. Inicialmente a palavra Kimono aplicava-se a todos os tipos de roupa mas, posteriormente, passaria a designar um vestido longo, feito de tecido de corte a direito. Foi na época Nara (710-794 d.C.) que o kimono teve a sua origem, mas foi aperfeiçoada na sua forma atual durante o período Muromachi (1333-1576 d.C.).

No dia-a-dia, os japoneses preferem usar roupas ocidentais e o kimono é reservado para determinadas ocasiões, como casamentos, aniversários, fins de ano e outras ocasiões especiais.


Festival Shichi-go-san 





Quando nasce um bebé, se é uma menina, veste-se com uma peça branca, íntima e um brilhante (yuzen), ou um kimono colorido; caso seja rapaz vestirá um kimono preto com o símbolo familiar. As crianças usam, também, o kimono durante o Shichi-go-san, um tradicional festival e ritual de passagem para menina entre os 3 e os 7 anos e para rapazes entre os 3 e os 5 anos; este realiza-se anualmente no mês de Novembro.










Dia da maioridade 


No dia da maioridade (Seijin no hi), as mulher vestem um kimono com mangas esvoaçantes e longo (furisode), usado apenas por mulheres solteiras e os rapazes vestem uma meia-casaca (Haori) e um hakama com o símbolo familiar.


Enquanto as mulheres solteiras usam o furisode, as mulheres casadas usam o tomesode, que é constituído por mangas mais curtas e apenas apresenta desenhos na sua metade inferior.

O Uchikake é o longo kimono de seda usado em casamentos.


O obi (faixa do quimono) é um acessório fundamental do kimono pois permite segurar o kimono no lugar e é utilizado tanto por homens como por mulheres.

Alguns dos tipos de obis que são utilizados são:



 Podemos, ainda, destacar algumas expressões associadas a este traje tradicional japonês: 

- Geta: tamancos de madeira com duas tiras;image


- Kamishimo: traje formal para homens da classe samurai;image

- Obiage: xale que se amarra sobre o obi;image


- Obijime: faixa que mantêm o obi no lugar;


- Tabi: meias usadas com o kimono;image


- Yukata: Kimono de verão.image



Vestuário Moderno



Lolitasimage



Um dos mais populares estilos de roupa de moda japonesa de rua. Os dois estilos Lolita mais usuais são os “Goth Lolita” e as “Sweet Lolita”. O primeiro sugere uma moda victoriana e o segundo faz uso de muitas rendas.]
Lolita é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários sub-estilos.

A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.

Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.




Cosplaimage


É a abreviação de costume play ou ainda de costume roleplay (ambos do inglês) que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia" e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português , embora já conste doutras bases, para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

 




Gyaruimage


Gyaru moda e estilo varia muito, dependendo da subcategoria. Embora, em geral, o termo descreve a moda e glamour que lembra Brigitte Bardot com a pele bronzeada e cabelos loiros. O termo também é aplicado com freqüência para aqueles imitando o bihaku estilo glamour criado por Ayumi Hamasaki e do estilo de rua começou por Namie Amuro. Estilos derivados de gyaru são muitas vezes referida pelo seu nome subcategoria.
Este tipo de moda de rua que surgiu na década de 1970 é, frequentemente, encarado como uma forma de rebeldia juvenil (por volta dos 20 anos). Caracteriza-se pelo cabelo descolorido, roupas coloridas, unhas decoradas e maquilhagem dramática.

 


Harajukimage


Desde os anos 90, em Tóquio, tornou-se uma área de encontro de adolescentes e artistas de rua com as usas roupas extravagantes. De referir que essas tendências da moda urbana japonesa são apresentados em revistas como a “Fruits” que foi criada pelo fotógrafo Shoichi Aoki.


 

Transparent 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem??? (♥ó㉨ò)ノ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...